quarta-feira, 22 de fevereiro de 2017

Diário de Viagem: Intercâmbio acadêmico ao Canadá - Erlon Murilo Da Silva Madera (parte 1)


O acadêmico Erlon Murilo da Silva Madera, estudante do curso de Relações Internacionais do UNICURITIBA participou do Programa de Intercâmbio do UNICURITIBA. 

Ele acaba de retornar de uma temporada em Winnipeg, no Canadá, onde estudou por um semestre (de 09 de setembro  a 15 de dezembro de 2016) na Universidade de Winnipeg, com quem a UNICURITIBA mantém parceria. 


No período, o acadêmico cursou as disciplinas de "Humanitarian Aid & Conflict", "Global Security" e  "Global Citizenship" e teve a oportunidade de enriquecer o seu currículo com uma experiência internacional. 


Confira o relato do Erlon sobre a experiência.  


"A possibilidade de fazer um intercâmbio com suporte da universidade fez toda a diferença, pois a UNICURITIBA  tem os contatos com a Universidade de Winnipeg, e através do professor Jorge Feldens - coordenador do Núcleo de Relações Internacionais do UNICURITIBA -  tivemos o briefing completo e um passo a passo a ser realizado desde a decisão de viajar até o embarque.


 Tive um pequeno problema quanto ao meu visto na fronteira, onde me foi requerido um “student permit” que na verdade somente era necessário para estudantes que fossem passar mais de 6 meses por lá, e rapidamente o professor Jorge junto à Winnipeg me enviaram documentos que mostrassem que eu não precisaria desse visto, então deu tudo certo. 


 O programa de parceria entre a Universidade canadense e a UNICURITIBA permitia que eu fizesse as matérias que eu quisesse em Winnipeg, com uma avaliação para saber se a matéria seria aproveitada como equivalência ou seria enquadrada em “matéra eletiva”, o que ajuda muito pela liberdade que isso me deu de escolher temas mais pertinentes ao meu interesse, enriquecendo mais o currículo com matérias diferenciadas que somente são ofertadas lá, e que eu somente tive acesso devido à proximidade que a UNICURITIBA mantém com a Universidade de Winnipeg.


Recomendo o intercâmbio à todos que se interessem em ter uma experiência internacional antes de se formar, com certeza suas visões de mundos serão alargadas devido tanto à diversidade de experiências proporcionadas pelo dia a dia universitário quanto ao contato constante com pessoas de diversas regiões do mundo. Foi muito enriquecedor, por exemplo, ter aula de Humanitarian Aid & Conflict com colegas de classe do Sudão do Sul e da Somália. Pude ouvir em primeira mão relatos de pessoas que enfrentaram a situação que você estuda frequentemente na faculdade, o que me trouxe para perto da situação e permitiu novas reflexões".


Em breve, o Blog Internacionalize-se publicará as dicas do Erlon para futuros intercambistas e visitantes à Winnipeg. Não deixem de conferir! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário