sexta-feira, 10 de março de 2017

Diário de Viagem: Giuliana Zanon relata sua experiência como intercambista na Universidade Rey Juan Carlos, em Madri.



A acadêmica Giuliana Zanon, estudante do curso de Relações Internacionais do UNICURITIBA está participando do Programa de Intercâmbio do UNICURITIBA. 

Ela está no seu segundo semestre em Madri, na Espanha, estudando na Universidade Rey Juan Carlos, com quem a UNICURITIBA mantém parceria. 


Leia abaixo o seu depoimento sobre a experiência.

"Eu sempre tive em mente fazer um intercâmbio durante a faculdade, e quando fiquei sabendo das facilidades dadas pelo UNICURITIBA no processo e que eu estava no semestre certo para fazê-lo, não pensei duas vezes. Me inscrevi no processo seletivo, que sai duas vezes por ano, com a minha primeira opção sendo Madri, na Universidade Rey Juan Carlos.

Por sorte, passei na minha primeira opção, e com a ajuda do Jorge Feldens, coordenador do NURI (Núcleo de Relações Internacionais) e do Coordenador de Curso de  Relações Internacionais iniciei o processo de completar documentos, fichas, tanto para o UNICURITIBA, quanto para a universidade no exterior. Em relação ao visto, no tive nenhuma complicação por ter passaporte europeu, mas de qualquer forma o Jorge ajudou e deu dicas em relação a essa parte mais complicada.
Todo o processo, desde a minha inscrição, até a minha vinda para a universidade no exterior foi muito fácil.

Chegando aqui, existem alguns trâmites que devem ser feitos, mas como a Rey Juan Carlos recebe muitos alunos do programa Erasmus (programa de intercâmbio entre alunos de diferentes países da União Europeia), tivemos um “Welcome Day”, onde tudo é explicado passo a passo, para não gerar nenhum problema.
Acertei minhas matérias e a grade para o primeiro semestre na faculdade do exterior, tudo com auxilio do UNICURITIBA e da Rey Juan Carlos. Nesse primeiro semestre fiz quatro matérias, sendo elas “Democratization process, Transitions and Internatinal community”, “Human Geography, Economics and Poitics”, “International Relations, Society and Globalizaiton” e “Emergent Regions in the International Scene: Africa and Asia”, tendo as três primeiras como equivalente das disciplinas do UNICURITIBA.

Depois de acertar tudo na faculdade, começou parte boa. Conhecer gente nova, a cidade em si, começar a se virar com a língua, pensar nas próximas viagens. A experiência de fazer um intercâmbio fora do Brasil, fora da América, é incrível. Principalmente por que na Europa existem pessoas de todos os lugares do mundo, e a troca de culturas é muito grande. Você convive dia a dia com culturas diferentes e aprende muito com isso, além do fato de que é o início de uma liberdade que, eu ao menos, nunca tive no Brasil. Você começa a se virar sozinha, pagar suas contas, cozinhar todos os dias, ir ao mercado, que são coisas muito simples, mas te fazem crescer como pessoa.

Por ter gostado tanto dessa experiência, decidi ficar mais um semestre, tudo de acordo com o UNICURITIBA e a universidade aqui. Os trâmites para ficar foram mais fáceis, e a única coisa que tive que fazer foi enviar ao Jorge um papel de permanência, a Rey Juan Carlos teve de aceitar e assim só tive que acertar minha grade. O semestre que estou cursando agora, as matérias são “Companies and International Organizations: Multinationals”, “Constitutional systems and models from na International Prespective”, Public Opinion and International Journalism”and “European Union political history”, sendo apenas a primeira com equivalência no UNICURITBA.

A universidade em si, aqui em Madri, é muito grande, tendo seis campus pela cidade inteira e com muitos cursos. A Rey Juan Carlos possui cursos tanto em espanhol, como em inglês, que é o que estou fazendo – o que me permite melhorar meu inglês,  ao mesmo tempo em que aprendo espanhol. A estrutura da faculdade é muito boa, a biblioteca possui muitos livros, sala de estudos e computadores para pesquisas. Tive alguma dificuldade com o inglês de alguns professores, porque eles têm bastante sotaque, mas com o tempo me acostumei e deu tudo certo.

A experiência de fazer um intercâmbio é difícil de explicar, mas posso dizer que a cultura espanhola, o povo espanhol e a cidade de Madri me acolheram muito bem. Não é fácil sair de casa, e vir para uma cidade totalmente desconhecida, sem conhecer ninguém, mas no final das contas vale muito a pena!"

Nenhum comentário:

Postar um comentário