segunda-feira, 6 de março de 2017

Por Onde Anda: Entrevista com Zé Seleme, egresso do UNICURITIBA e fundador da ONG Endeleza.



A seção "Por onde anda" entrevista egressos do Curso de Relações Internacionais do UNICURITIBA sobre experiências acadêmicas, profissionais e de vida concretizadas após o término do curso e é coordenada pela Prof. Michele Hastreiter e pela Prof. Angela Moreira.



Nome Completo: Zé Seleme (José Lucas Truite Seleme)
Ano de ingresso no curso de Relações Internacionais: janeiro 2010
Ano de conclusão do curso de Relações Internacionais: dezembro 2014 (tranquei um ano da faculdade devido ao intercâmbio que realizei pela faculdade para Lisboa e ao trabalho da Endeleza no Quênia)
Ocupação atual: Presidente da Endeleza



Blog Internacionalize-se: Conte-nos um pouco de sua trajetória profissional após a formatura no curso de Relações Internacionais.

Zé Seleme: Minha trajetória profissional iniciou durante o curso de Relações Internacionais quando fui co-fundador da Endeleza juntamente com colegas do curso e de outras faculdades. Desde então atuo como Presidente e Diretor Executivo, sendo responsável pela gestão, estratégia e atividades diárias da organização.


Blog Internacionalize-se: Conte-nos sobre o que é a Endeleza e como ela funciona.

Zé Seleme: A Endeleza é uma organização sem fins lucrativos que atua internacionalmente com o objetivo de promover o desenvolvimento humano e comunitário  através de três grandes pilares: a educação, o empoderamento e a sustentabilidade.
Queremos criar oportunidades de transformação em comunidades em situação de vulnerabilidade e para isso iniciamos nossos trabalhos no Quênia, na África Oriental. Trabalhamos para promover o acesso a uma educação gratuita e de qualidade para crianças em situação de vulnerabilidade e com o empoderamento comunitário, pois acreditamos que o desenvolvimento só é possível se vier da base, envolvendo todos os indivíduos de forma ativa e localmente.
Nossa essência está traduzida em nossa missão: promover o desenvolvimento do potencial humano com o objetivo de formar cidadãos transformadores capazes de criar soluções sustentáveis, que geram o empoderamento e a prosperidade de suas comunidades.
Atualmente beneficiamos diretamente mais de 350 crianças e suas famílias em dois diferentes programas: Malezi (formação) e Mabadiliko (transformação).


2    Blog Internacionalize-se: Como surgiu a ideia de fundar uma ONG?

Zé Seleme: A ideia inicial surgiu em uma viagem voluntária ao Quênia em julho de 2011, ao final do terceiro período do curso. Conhecer comunidades vulneráveis e crianças que tinham apenas o sonho de poder frequentar a escola – mas não podiam devido ao sistema excludente de ensino do país – me tirou da zona de conforto e fez com que eu encontrasse um propósito maior para seguir, uma causa pela qual realmente me identifiquei.


Blog Internacionalize-se: Quais as dificuldades enfrentadas para fundar a ONG?

Zé Seleme: É difícil enumerar todos os desafios enfrentados ao longo dos últimos anos. Empreender em qualquer área exige sempre muita determinação e resiliência, mas adentrar no mundo do terceiro setor é uma aventura ainda maior. A falta de conhecimento teórico nos momentos iniciais e a falsa percepção de que trabalhar com impacto social se trata apenas de caridade e doação, e não do desenvolvimento de um modelo de negócio viável, dificultaram os primeiros anos da organização. Esses fatores impediram a adoção de uma postura mais ‘business’ desde o início, visão adquirida apenas ao longo dos anos de erros e aprendizados. Além disso, enfrentamos constantemente o questionamento de por que atuamos no Quênia, e não no Brasil, onde também existem comunidades vulneráveis e crianças excluídas do sistema de ensino. Investimos bastante na divulgação de dados que evidenciam a grande necessidade existente por lá, além do menor amparo governamental às pessoas das comunidades onde atuamos. E, por ser internacionalista acredito profundamente que somos, acima de tudo, seres humanos e que fronteiras e nacionalidades não definem as necessidades daqueles que precisam de uma oportunidade para uma vida melhor.

Blog Internacionalize-se: Como é o dia a dia do seu trabalho na Endeleza?

Zé Seleme: Meu trabalho é muito dinâmico, já que por aqui fazemos de tudo um pouco. Trabalhamos em uma equipe reduzida – somos apenas três colaboradores fixos e duas estagiárias – sendo responsáveis por todo o trabalho administrativo, gestão de projetos, marketing e comercial. Contamos também com o apoio de diversos voluntários, mas de qualquer forma acabo sempre me envolvendo em diversas áreas da organização, desde a gestão de equipe e definição de metas e indicadores de projetos até organização de eventos e trabalhos nas redes sociais. Além disso é um desafio gerenciar duas organizações: de um lado temos a Endeleza, sediada em Curitiba, que é responsável pela captação de recursos, macro gestão de projetos e estratégia geral das organizações, e de outro, a Endeleza Kenya, organização que operacionaliza todo o trabalho que realizamos lá, desde a compra de alimentos até a remuneração de professores e outros colaboradores que atuam em nossos projetos. Não atuar através de intermediários nos permite uma maior segurança na gestão dos recursos e da realização dos projetos da maneira que acreditamos ser mais apropriada. No entanto, significa trabalho dobrado!



Blog Internacionalize-se: Quais as aptidões e conhecimentos desenvolvidos no curso de Relações Internacionais que mais o ajudam na sua profissão atual?

Zé Seleme: O fato do curso ser extremamente multidisciplinar contribuiu diretamente para a fundação da Endeleza, já que durante o curso adquirimos conhecimentos em diversas áreas, tais quais Direito, Economia, Administração, Negociação, Psicologia e outros.
Além disso, a exposição a outras culturas e ao funcionamento do sistema político internacional me permitiu desenvolver uma visão de mundo mais integrada, despertando a vontade de atuar diretamente com o desenvolvimento de países que ainda estão em situação de desigualdade no mundo.

2   

     Blog Internacionalize-se: Qual a lembrança mais marcante do período de faculdade?

Zé Seleme: O constante confronto de ideias com pessoas que possuiam visões de mundo diferente, mas porém eram sempre capazes de defendê-las com argumentos e embasamento. Tanto professores quanto colegas foram sempre essenciais e marcantes na construção da visão de mundo que desenvolvi ao longo do curso.


Blog Internacionalize-se: Qual conselho deixaria para os nossos alunos?

Zé Seleme: Manter sempre a cabeça aberta para todas as possibilidades que a vida te apresentar e ser resiliente com seus objetivos. A graduação é apenas o início de uma grande caminhada e quanto mais flexiveis e, principalmente, quanto mais verdadeiros formos em relação a nossas metas e ambições, mais gratificante será a jornada.


Blog Internacionalize-se: Existem oportunidades abertas para que nossos alunos possam se engajar no trabalho da ONG? Se sim, o que eles devem fazer para participar.


Zé Seleme: Estamos constantemente em busca de novos voluntários para apoiar nosso trabalho e possibilitar a expansão do impacto de nossas ações. Inclusive no momento contamos com diversos alunos e ex-alunos do curso em nossa equipe! Quem tiver interesse é só realizar a inscrição para a seleção através do link: http://goo.gl/pCvm0b

Nenhum comentário:

Postar um comentário