segunda-feira, 27 de março de 2017

Por Onde Anda: Filipe Pech, bacharel em Relações Internacionais pelo UNICURITIBA, é assessor de Relações Internacionais da Prefeitura Municipal de Curitiba


A seção "Por onde anda" entrevista egressos do Curso de Relações Internacionais do UNICURITIBA sobre experiências acadêmicas, profissionais e de vida concretizadas após o término do curso e é coordenada pela Prof. Michele Hastreiter e pela Prof. Angela Moreira.



Nome Completo: FILIPE D. P. C LOPES

Ano de ingresso no curso de Relações Internacionais: 2010

Ano de conclusão do curso de Relações Internacionais: 2013

Ocupação atual: Assessor de Relações Internacionais Gabinete do Prefeito Rafael Greca



     Blog Internacionalize-se: Conte-nos um pouco de sua trajetória profissional após a formatura no curso de Relações Internacionais. 

Filipe Lopes: Assim que concluí o curso fiz uma viagem para Israel onde fiz uma Extensão em Protocolo e Cerimonial Internacional, me inscrevi num programa de Estágio no Knesset (Parlamento de Israel) e fui escolhido para estagiar no Cerimonial do Parlamento, onde tive a oportunidade de acompanhar diretamente as atividades dos parlamentares e do Primeiro Ministro Benjamin Netanyahu.Logo após voltar de Israel, trabalhei por alguns meses como Assessor Parlamentar no Senado Federal e então recebi o convite do então pré-candidato à Deputado Federal Rafael Greca para trabalhar na coordenação de sua campanha e desde então integrei sua equipe até a vitória das eleições municipais de 2016.

Blog Internacionalize-se: Como foi o processo para sua nomeação ao cargo de Assessor de Relações Internacionais da Prefeitura de Curitiba?


Filipe Lopes: Após a vitória do prefeito Rafael Greca nas últimas eleições municipais recebi o convite para trabalhar na Prefeitura de Curitiba e fiz questão de exercer um cargo que fosse na minha área de formação.

Blog Internacionalize-se: Qual a importância dada as Relações Internacionais pela Prefeitura Municipal?
 
Filipe Lopes: Embora nos últimos anos a imagem internacional de Curitiba tenha se enfraquecido a cidade é indiscutivelmente uma das boas correspondências do Brasil internacionalmente. A cidade que já ganhou o Prêmio Mundial do Habitat da ONU e é exemplo de modal de transporte quer se reinventar e se tornar novamente vitrine no cenário internacional. Estamos buscando novas parcerias, reestreitando laços com as cidades irmãs e com os organismos internacionais para que em quatro anos sejamos novamente protagonistas de ações de inovação e referência na qualidade dos serviços públicos.

Blog Internacionalize-se: Como é o dia a dia no seu trabalho? Quais as principais atividades realizadas nesta assessoria?

Filipe Lopes: Bastante agitado. Além de acompanhar boa parte das agendas do Prefeito, fico em permanente contato com os demais Secretários Municipais, Corpo Consular, Empresas e delegações. Não falta trabalho!  Além de prestar assessoria pessoal ao Prefeito em âmbito internacional e na relação com o corpo consular, recebemos delegações internacionais que visitam a Cidade de Curitiba, fazemos acompanhamento dos projetos internacionais em Curitiba, cuidamos da relação com organizações internacionais e trabalhamos nas parcerias com cidades irmãs. Cidades irmãs são cidades que estreitam relações entre si com o objetivo de criar ações de parceria econômica e cultural, através das quais as cidades estabeleçam laços de cooperação e intercâmbio de expertise. Curitiba mantém irmandade com as cidades de Akureyri, Assunção, Changzhou, Coimbra, Cracóvia, Durban, Guadalajara, Hangzhou, Himeji, Jacksonville, La Plata, Montevidéu, Orlando, Santa Cruz de la Sierra, Suwon, Treviso. Estamos iniciando um processo de estreitamento de relações para uma nova irmandade com a cidade de Haifa.

 Blog Internacionalize-se: Como é o envolvimento das prefeituras municipais nas relações internacionais contemporâneas? Há algum tipo de influência da prefeitura na definição da política externa brasileira (federal)? 

Filipe Lopes: As prefeituras tem ganhado maior espaço no cenário internacional, principalmente no Brasil e mais ainda as grandes Capitais, como é o caso de Curitiba. Hoje as possibilidades de boas parcerias podem beneficias cidades irmãs com intercâmbio de expertise. Embora tenhamos ótima relação com a representação do Itamaraty no Paraná (EREPAR), a PMC não exerce influência nas decisões diplomáticas.


         Blog Internacionalize-se: Quais as aptidões e conhecimentos desenvolvidos no curso de Relações Internacionais que mais o ajudam na sua profissão atual.


Filipe Lopes: O aprofundamento histórico que o curso proporciona além da capacidade de pesquisar, ouvir e compreender lados opostos.



      Blog Internacionalize-se: Qual a lembrança mais marcante do período de faculdade?


Filipe Lopes: Com certeza os acalorados debates sobre os conflitos no Oriente Médio.


     Blog Internacionalize-se: Qual conselho deixaria para os nossos alunos?


Filipe Lopes: Ser insistente e ir sempre atrás do que gosta de fazer mesmo que as oportunidades pareçam distantes pois quando menos esperar elas aparecem.




Nenhum comentário:

Postar um comentário